terça-feira, 25 de novembro de 2014

As gentes de Castro Laboreiro e os prenúncios de morte no documentário "Em Companhia da Morte"


Este documentário filmado na freguesia de Castro-Laboreiro (Melgaço) por Vanessa VilaverdeJoão Aveledo, e Eduardo Maragoto, trata sobre a estreita relação que se estabelece entre dois elementos que formam parte indissolúvel do processo vital da existência e natureza humanas, a vida e a morte. Todo isto narrado através de historias inquietantes que se desenvolvem longe das sociedades atuais mais urbanizadas, lá nas montanhas, como neste caso, as filmadas em Castro Laboreiro.
Enquanto nas sociedades atuais a morte é esquecida, ocultada e distanciada dos avatares diários, confinada nos hospitais e casas mortuárias, nestas sociedades rurais e de montanha, algumas pessoas tratam a morte por tu, e criam figuras e sinais para fazê-la compreensível às famílias que cá moram e desenvolvem o seu quotidiano, assim mesmo mitigar os temores que ela produz.
Uma dessas figuras é o acompanhamento, um dos nomes populares dum mito que na Galiza conhecemos como “Santa Companha”, ou as candeias e estântegas, anunciadoras, todas elas, da morte.
As protagonistas deste filme e que relatam estas histórias parecem andar muito longe da nossa realidade, mas na vida diária, nas moradas das famílias que moram nestas aldeias de montanha, estão muito presentes através das mulheres de preto.







Texto adaptado de: http://pglingua.org/.

Sem comentários:

Enviar um comentário