domingo, 20 de abril de 2014

O Padre Aníbal e a construção da Estação de Correios em Castro Laboreiro (1957)


A Estação dos Correios de Castro Laboreiro em 1957

Castro Laboreiro tem uma dívida eterna para com o Padre Aníbal. A Estação de Correios da terra erguida em 1957, mas há anos desativada, deveu também a sua construção ao célebre pároco.
Num documento da época, encontramos referências à edificação dos Correios de Castro Laboreiro e de como o saudoso Padre Aníbal contribuiu para que tal obra fosse possível: "Alcantarada na serra, povoada de gente boa e simples para a qual a vida é dura, porque o alcantilado da terra exige grande esforço no trabalho, Castro Laboreiro vive da agricultura e do pastoreiro do gado. O comércio é reduzido e as indústrias incipientes. E para que a terra progrida há que dar-he novos meios de desenvolvimento.
Decerto por isso foi o Correio-Mor, procurado em Moledo do Minho pelo Reverendo Padre Aníbal Rodrigues, abade de Castro Laboreiro. Explicou-lhe o Correio-Mor que, a Administração-Geral, desejosa de servir a valorização económica e social das localidades menos desenvolvidas, se disporia a instalar em Castro Laboreiro uma estação de correio, simples e moderna, se algum homem bom da terra tomasse a iniciativa de construir para isso edifício próprio, segundo planos dos serviços técnicos dos CTT.
De regresso a Castro Laboreiro, o reverendo Abade Aníbal Rodrigues, arranjou logo construtor. Entre vários pretendentes foi preferido o Exmo. Senhor José Joaquim Esteves, dadas as melhores facilidades de construção no seu terreno. Fica o novo edifício na Estrada Nacional nº 202, próximo do ramal que conduz ao Largo da Igreja Matriz. O prédio tem dois pisos, localizando-se no 1º andar, a residência do Chefe da Estação, e no rés-do-chão a estação, que dispõe de sala do público, sala de serviços, arquivo e dependências para a central telefónica automática e baterias.
A estrada de 30 Km’s que liga a Melgaço, construída há anos, a instalação do serviço telefónico feita em 1953, e agora a criação da estação de correio, e a automatização telefónica, constituem melhoramentos de grande projeção no futuro desta antiquíssima vila que remonta pelo menos ao período romano.
A Administração- Geral do CTT honra-se por seu turno ter dado duas contribuições, decisivas nesse sentido, e uma delas mercê das possibilidades oferecidas a todas as pequenas localidades pelas condições magníficas do Plano da Pequenas Estações de Província.

O caso de Castro Laboreiro, resolvido com a inauguração festiva de hoje, é exemplo típico do que pode a força do espírito de servir e colaborar. Mas neste caso ainda, ou não se tratasse de uma das mais antigas e pitorescas terras de Portugal, é dever de justiça associar a realização  o nome do virtuoso abade da freguesia, que, à boa maneira antiga, se interessa tanto pelos bens espirituais como pelos melhoramentos materiais dos seus paroquianos.

Extraído de:
- 81ª Realização do Plano de Instalação e Reinstalação de Pequenas Estações de Província, com a inauguração da estação do Correio de Castro Laboreiro. Administração-Geral dos CTT, Ministério das Comunicações, Abril de 1957.

3 comentários:

  1. Se ele pudesse ver , o rumo que a sua terra tomou, descofio que dava " quatro murros" em alguem. Bem haja ao padre Anibal pelo bem que fez pala sua minha terra

    ResponderEliminar
  2. Precisávamos agora de um Padre Aníbal por cá para pôr alguns castrejo na ordem... Andam a dar tiros nos pés e a deixar que destruam o seu património natural com aquela ilegalidade do espelho de água .. Não os vejo envolvidos a defenderem coisas verdadeiramente importantes para os castrejo tais como apoio médico, melhor ligação de Internet, um posto de enfermagem, um centro de atendimento aos mais idosos para tratarem de vários assuntos... Com isso não se preocupam eles...

    ResponderEliminar