sexta-feira, 21 de março de 2014

O rio Mouro e a lenda que deu origem ao seu nome

Rio Mouro, próximo da desembocadura com o rio Minho

O rio Mouro nasce na freguesia de Lamas do Mouro. Corre a oeste até à freguesia de de Podame e depois depois para norte até desaguar no Minho, entre Valladares e Monsão, percorrendo em seu curso aproximadamente 6 léguas.
Na anterior Chorographia, encontramos a etymologia do nome d"este rio: diz o autor ter habitado em tempo antigo no local em que está hoje a freguesia de S. Pedro, um poderoso mouro que ali tinha uma quinta e coutada de recreação para caçar, e era senhor de toda a margem esquerda do mesmo rio. Por por occasião das guerras entre mussulmanos e christãos, fugindo o dito mouro e vendo-se perseguido e em grande afflicção, por não poder o cavallo saltar a corrente, que é perigosa no sitio que ainda chamam Salto do Mouro, ali (posto que infiel) clamou por Santiago, com promessa de se fazer christão se livre fosse d'aquelle perigo. Como com effeito foi, saltando para a margem opposta, razão porque à ponte que depois ali se construiu se chamou Ponte do Mouro, à freguesia de S. Pedro de Riba de Mouro, e Mouro também ao rio onde este fado occorreu, e do qual ficou testemunho em um padrão que ainda em meados deste século (século XIX) se conservava ainda, um pouco acima e do lado occidental da referida ponte.

São estes padrões senão provas irrefragaveis da verdade histórica dos successos a que se referem, pelo menos da tradição constante dos povos, a qual não deve a descripção chorographica do paiz deixar de mencionar.

Rio Mouro, em Lamas de Mouro (Melgaço)

Extraído de: BAPTISTA, João Maria (1874) - Chorographia Moderna do Reino de Portugal. Volume I, Typographia da Aacademia Real das Sciencias, LIsboa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário