quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

S. Paio de Melgaço (1896) - O Pão de Santo António ajuda os mais pobres



A Pia União e Pão dos Pobres de Santo António em Portugal, era uma instituição fundada aquando das comemorações centenárias do nascimento de Santo António. Tinha como fins: dar graças a Deus pelo dom que ofereceu à Humanidade na pessoa de Santo António; pedir ao santo a intercessão pela conversão de judeus, pagãos e pecadores; ajudar os pobres com ofertas de pão. Foi esta acção caritativa que melhor contribuiu para o sucesso de Pia União tendo-se constituído Núcleos de Pão dos Pobres em todo o país.
A Pia União de Santo António foi fundada a 14 de Fevereiro de 1894. A Voz de Santo António foi uma publicação mensal, órgão da Pia União de Santo António, próxima da Ordem dos Frades Menores, e estava intimamente ligada à Ordem Terceira Franciscana. Publicou-se entre Janeiro de 1895 e Abril de 1910. Dirigida e pensada a partir do Convento Franciscano de Montariol (Braga), a Voz de Santo António, seria um dos referenciais do pensamento social democrata-cristão do catolicismo português na primeira década do século XX.
O periódico surge no contexto de renovação católica desenvolvida  durante  o  pontificado  de  Leão XIII, também ele um terceiro franciscano, e o impulsionador  da reunião das diferentes famílias franciscanas (União Leonina de 1897).
Nesse espírito de revitalização do catolicismo, Portugal assiste, no ano em que se funda a revista, ao Congresso Católico Internacional de Santo António durante as comemorações do 7º Centenário do nascimento do santo português. Este acontecimento teria o apoio e a colaboração do núncio apostólico de Lisboa, Monsenhor Domenico Jacobini, e do próprio Papa, tornando-se um dos momentos fundamentais do movimento social católico.
Voz de Santo António é conhecida por ter sido o centro de uma acesa polémica desencadeada no seio do catolicismo português, nos últimos dois anos da Monarquia Constitucional, naquilo que ficou conhecido como a «Questão da Voz de Santo António», que opôs este periódico à maioria da imprensa católica, porque aquele apresentava linhas de reflexão democrata-cristã (de inspiração leonina) e esta representava os princípios defendidos pelo Partido Nacionalista. Devido a essa polémica, a publicação foi suspensa pelo Vaticano em 11 de Julho de 1910.
Na publicação A Voz de Santo António, na edição de Dezembro de 1896, dá-nos conta de uma carta do padre José Bento de Fontes da paróquia S. Paio (à época chamada de S. Paio de Melgaço), datada de 6 de Dezembro de 1896.
Neste recorte, dá-nos conta que a Pia União tinha na paróquia muitos simpatizantes e benfeitores. Fala também que em São Paio existia o Pão de Santo António, que procurava atenuar a miséria que havia na paróquia à época.




Fonte: - A voz de Santo António, revista mensal illustrada. Orgão da Pia União e do Pão de Santo António e Boletim da Ordem Terceira de São Francisco. Edição de Dezembro de 1896. Anno 2º.
            - http://www.ft.lisboa.ucp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário