terça-feira, 30 de julho de 2013

19 de Março de 1933 - Melgaço vota a favor da nova Constituição do Estado Novo

A 19 de Março de 1933, o estado Novo, procura legitimar a nova Constituição submetendo-a a um referendo.
“Embora o povo não esteja, na sua grande maioria, apto para votar em perfeita consciência o texto completo da Constituição, o seu voto tem um significado político que não é lícito desprezar: é um voto de confiança nos dirigentes”, afirmava o Ministro das Finanças, Oliveira Salazar, na Sessão de 5 de Maio de 1932 do Conselho Político Nacional, sobre a decisão de submeter a plebiscito a Constituição de 1933. 
Ao propor que a Constituição fosse referendada, Salazar reconhecia a necessidade de dar ao mundo a noção, mesmo que aparente, de que o Estado Novo tinha a legitimidade indispensável. O artifício legal de tornar o voto obrigatório e considerar-se através dele a abstenção como uma atitude de aprovação, passaria despercebido aos olhos dos analistas da época e também do povo português. Na verdade, o número das abstenções foram somadas à contagem do "SIM", falseando a vontade da maioria. Bem que podemos dizer que quem cala, consente.
Confira os resultados em Melgaço, onde o SIM ganha de uma forma esmagadora. Ou terá havido um elevado número de abstencionistas?
Ainda se diz que a votação decorreu com elevado entusiasmo...







Sem comentários:

Enviar um comentário