sábado, 16 de junho de 2012

Quem foi S. Paio, aliás, Pelágio?

S.Paio, nasceu na Galiza, numa povoação chamada Albeos, talvez no ano 912, e foi baptizado com o nome de Pelágio. Cresceu no seio de uma família abastada, o seu pai era um homem rico, e o seu tio, Hermigio, era na altura, bispo de Tuy.
Vivia feliz com a sua família, na escola procurava estudar o melhor que podia e recebia aulas de latim do tio. Nasceu a 26 de Junho, numa terra nas margens do rio Minho, muito perto de Portugal. Nesse mesmo ano, começava a reinar em Córdova, Abderrmão III. Este quis assenhorar-se das restantes províncias de Espanha habitadas por cristãos, onde os bispos eram quase os reis. Em 920 chama em seu auxilio os Mouros de África e travaram intensas lutas contra os Reis de Leon, Navarra e os bispos. Com um exército numeroso e bem equipado partiram á conquista de Castela onde os cristãos cometeram um erro enorme, em vez de esperarem nas colinas que conheciam muito bem, enfrentaram-nos directamente. Em vez de confiarem em Deus confiaram somente na sua força.Os muçulmanos fizeram muitos prisioneiros entre os quais o seu tio Hermigio. Este na tentativa de satisfazer as exigências dos opressores e na tentativa de angariar dinheiro para pagar o seu resgate troca de lugar com o pequeno Pelágio de apenas 9 anos.
No cativeiro a sua maior força vinha de Deus e da meditação do trabalho apostólico de S. Paulo, tentava sempre com isso animar os seus irmãos de sofrimento naquele mundo cruel e assim passou 3 longos anos!Um dia, um filho de Abderramão avisou o pai, e levou-o à sua presença. Pelágio logo percebeu as torpes intenções que lhe prometiam grandes ofertas e riquezas em troca da renuncia aos valores que o orientavam e o seu afastamento do amor a Jesus Cristo. Então Pelágio respondeu:
“Fica sabendo que tudo quanto me ofereces tem um fim mortal; desde cedo que vivo numa masmorra mas sempre tive o coração de um homem livre. Prometes-me liberdade para cair numa escravidão maior: livre por fora, escravo por dentro. Queres fazer de mim um escravo das tuas crenças, do dinheiro e do sexo. Guarda os teus presentes que eu guardo a minha fé e a minha dignidade.”O menino não cedia a quaisquer intentos do rei e este ardendo em cólera mandou-o torturar, até que negasse Deus, mas ele apenas orava pelos seus inimigos e pedia a Deus fortaleza para não voltar atrás e para consumar o seu sacrifício, e dele, por graça de Deus, nada obtiveram e Abderramão mandou-o matar, despedaçando o seu corpo e arrojá-lo ao Guadalquivir, corria o dia 26 de Junho de 925. O menino Pelágio tinha 13 anos de idade.E desde então Pelágio permanece sempre jovem, sempre vivo com todos os santos de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário